Sporting 3×0 CD Aves: Bas Dost Vezes Três (CRÓNICA)

O Sporting venceu esta noite o CD Aves por três bolas a zero. No arranque da segunda volta do campeonato os leões foram superiores aos avenses e reforçaram a sua posição no topo da tabela, assumindo, à condição, o primeiro lugar da classificação na liga.

A noite foi de estreia no onze titular do Sporting. Rúben Ribeiro chegou do Rio Ave como reforço no mercado de Janeiro e entrou directamente para os titulares às ordens de Jorge Jesus. No entanto, e também com um onze com algumas alterações em relação ao habitual, nomeadamente com a entrada de Guedes para os titulares, o CD Aves entrou em campo disposto a dar trabalho. À passagem dos dez minutos, Rui Patrício foi chamado a intervir, depois de Guedes ter isolado Amilton numa saída rápida para o ataque, num momento que obrigou o guarda redes dos leões a uma mancha para evitar o golo. E, ainda antes dos 20 minutos, foi novamente a formação de Vila das Aves a criar perigo, desta vez com Salvador Agra como um dos protagonistas. Ainda assim, foi o Sporting quem conseguiu desbloquear o marcador, com o estreante Rúben Ribeiro em destaque, a fazer o passe para Bas Dost que, à meia hora de jogo, finalizou de cabeça e fez o 1×0.

Ainda antes do intervalo o Desportivo das Aves voltou a criar perigo, com Amilton a cabecear com estrondo à barra da baliza do Sporting. A igualdade esteve à vista, mas a saída para o descanso fez-se mesmo com o 1×0 no resultado.

E se o CD Aves deu mostras de querer discutir o resultado na primeira parte, entrou praticamente a sofrer na segunda. Aos 50 minutos Gelson caiu na área e, após recorrer ao vídeo árbitro, João Pinheiro assinalou grande penalidade a favor do Sporting. Bas Dost foi chamado a converter e fez o segundo da partida e da sua conta pessoal.

O 2×0 acabou por abalar os avenses, que não voltaram a conseguir criar perigo em lances ofensivos. Do outro lado, e embora sem ocasiões claras frente à baliza de Quim, o Sporting foi estando sempre mais perto de fazer o terceiro e ampliar a vantagem do que ver o adversário reduzir. E esse momento chegou em cima do minuto 90 e novamente com o suspeito do costume: Bas Dost apareceu sozinho para finalizar com golo o cruzamento de Piccini. 3×0 no marcador, hat-trick do ponta de lança holandês.

O triunfo permitiu ao Sporting ascender ao primeiro lugar da tabela, com 46 pontos, ainda que à condição. Os leões ficam agora a aguardar o resultado do encontro de amanhã, entre o FC Porto e o Estoril, para perceber se conseguem ou não manter a posição. Do outro lado, o CD Aves volta a perder pontos, continuando numa posição instável nos últimos lugares da classificação.


FONTE: DABANCADA.COM