SL Benfica: Ser Mais Forte Que O Vento

A época 2017-2018 tem sido marcada pela inconstância dos vários clubes, que alternam, rapidamente, entre fases em que tudo corre bem, para fases em que tudo corre mal. Foi assim com o SL Benfica no início da época, está agora a ser com o Sporting CP e tem sido uma realidade para a grande maioria dos clubes da liga.

Exemplo disso são os resultados obtidos pelos últimos classificados na jornada deste fim-de-semana – o 18º, Desportivo das Aves, venceu por 3×0 o Boavista (9º); o 17º, Estoril Praia, conseguiu tornar-se na primeira equipa a vencer o Sporting CP neste campeonato (2×0) e o 16º, Vitória de Setúbal, venceu por 3×0 o Belenenses que, menos de uma semana antes, empatara com o SL Benfica.

Esta introdução serve para sublinhar o facto de, nesta época, mais do que em anteriores, a inconstância ser uma realidade, pelo que não se pode tomar um lugar por garantido. As contas fazem-se apenas no final da 34ª jornada, até lá – tudo é possível.



Especificamente no caso do SL Benfica, agora em 2º lugar a dois pontos do FC Porto (com menos um jogo), é importante que não exista um sentimento derrotista, acentuado pelos maus resultados da primeira metade da época. Tendo em conta que ambos os rivais diretos do tetracampeão estão ainda a disputar três competições, cabe ao SL Benfica aproveitar todas as quebras dos rivais, garantindo que a maior frescura física será sinónimo de aproveitamento de todas as finais.

A atitude do SL Benfica tem de convergir com aquela que se verificou na segunda parte do jogo contra o Rio Ave. Depois de uma primeira parte fraca, da qual o tetracampeão podia ter saído a perder por 2×0, o segundo tempo trouxe uma equipa completamente diferente. Nos segundos 45 minutos viu-se um SL Benfica com raça, querer e ambição, que disputava cada lance como se do último da época se tratasse. Consequentemente, marcou cinco golos e outros tantos ficaram por marcar.

Se esta atitude se mantiver nos próximos jogos, antecipam-se excelentes resultados. Entramos agora numa fase muito importante da época, da qual será muito difícil que FC Porto e Sporting CP saiam sem perder pontos, pelo que cabe ao SL Benfica ir vencendo os jogos, encurtando distâncias.

É, contudo, importante lembrar que o caminho não será fácil. Em onze jogos fora, o tetracampeão perdeu onze pontos. No próximo sábado defrontará o Portimonense, que tem alcançado verdadeiras surpresas (4×1 frente ao Rio Ave e 3×0, no Funchal, frente ao Marítimo). Não será um jogo nada fácil e é importante que a equipa do SL Benfica entre em campo com essa noção. E que ignore, no relavado, tudo o que nada tem a ver com o futebol. Porque, efetivamente, os jogos ganham-se dentro das quatro linhas, independentemente do árbitro ou do vento. Faltam 13 finais.


FONTE: DABANCADA.COM