Liga Europa: Astana 1×3 Sporting-Reviravolta No Cazaquistão Dá Vitória Aos Leões (CRÓNICA)

O Sporting defrontou,hoje,o Astana na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. A formação de Jorge Jesus ainda esteve a perder durante os primeiros 45 minutos da partida, mas na segunda metade do jogo fez três golos em apenas oito minutos. Os golos foram de Bruno Fernandes, Gelson Martins e Doumbia.

Os leões fizeram mais de seis mil quilómetros até ao Cazaquistão, onde estavam 17 graus negativos. No entanto, o palco do jogo, a Arena Astana, é coberto e contou com aquecimento.

O Astana entra melhor no jogo, e decorridos 7 minutos de jogo, faz o primeiro golo da partida. Na sequência de um passe longo de Shitov, desde a direita da defesa, encontrou Tomasov a fugir da esquerda para a zona central do ataque. O jogador do Sporting, Piccini não teve reflexos para perceber a desmarcação a tempo, e ficou a ver o croata a ajeitar a bola e, depois, sem deixar cair, atirou com o peito do pé para dentro da baliza.

Aos 13 minutos, surge a primeira iniciativa ofensiva dos leões: na direita, Gelson desvia-se de Shomko e cruza largo, mas não havia ninguém do ataque do Sporting.

A partir dos 15 minutos de jogo, o Sporting conseguiu melhorar o rendimento e aproximar-se algumas vezes da baliza do Astana, no entanto, a equipa da casa continuava em maior destaque, enquanto os leões ainda cometiam os mesmos erros do início da partida.

Ao minuto 17, o clube de Alvalade esteve perto de empatar. Na direita, Acuña marcou um canto curto para Bruno Fernandes, que cruzou para a área leonina. Doumbia amorteceu e, já na pequena área, foi por muito pouco que Coates não conseguiu o desvio fatal, acabando a bola nas mãos de Eric.

O Astana mantinha-se atento e respondeu no contra-ataque. Despotovic recebe a bola sobre a meia-esquerda, atirando forte à baliza. A bola saiu a meia altura, em arco, mas Rui Patrício agarrou em segurança.

Embora, com alguns erros pelo meio, o Sporting continuava a tentar reduzir. Doumbia vai à linha na direita e cruza para a entrada da pequena área, onde surge Acuña a desviar, mas por cima.

Ao minuto 32, Rui Patrício evita o segundo do jogo com uma defesa de grande aparato. Ou melhor, duas. Primeiro foi o ganês Twumasi, com um remate forte que o guardião foi obrigado a largar. A bola foi ter a Despotovic que fez a recarga de primeira, mas Patrício foi rápido a levantar-se, desviando a bola para canto.

O guardião dos leões tem estado em destaque na partida onde já evitou por mais do que uma vez o segundo golo do Astana.

Ao minuto 38, o Sporting já se encontrava por cima na posse de bola, no entanto ainda não conseguiu reduzir na casa dos cazaques.

Dois minutos depois e o Sporting marca na Astana Arena. A jogada começa num canto de Acuña da direita e no centro da área, Coates cabeceia forte para defesa de Eric, sobrando a bola para Doumbia, que atira para dentro das redes. No entanto, o golo foi anulado. Surgem muitos protestos na anulação do golo aos leões.

E, ao fechar da primeira parte é a vez do Astana ver um golo anulado., devido a posição irregular de Anicic.

A primeira parte acaba com ascendente do Astana sobre o Sporting. O clube de Alvalade tinha muito para corrigir, e as opções podem passar pelo escasso rendimento de Bryan Ruiz , e na entrada de Rúben Ribeiro. O Sporting precisava, sobretudo, mudar o posicionamento de Bryan Ruiz e também de Bruno Fernandes, no sentido, de fazer o clube de Alvalade crescer no terreno de jogo, e manter-se mais adiantado.

Começa a segunda parte na Astana Arena, com uma grande penalidade para o Sporting. Bruno Fernandes bate o penalti para os leões, e reduz. Tudo igual, um golo para cada lado.

Um Sporting mais forte na segunda metade do jogo e foram precisos apenas dois minutos para fazer mais um golo.

É a vez de Gelson colocar os leões na frente do marcador. Os leões atacaram pela esquerda, através de Acuña. O argentino faz uma grande defesa sobre um adversário e cruza largo para a área. Um defesa tenta cortar de cabeça, mas a bola sobra para Gelson, que remata cruzado, levando a bola a passar por entre as pernas do guarda-redes Eric. Estava feito o segundo golo do Sporting, que se encontrava neste momento em vantagem no marcador.

Depois de sofrer dois golos em tão pouco tempo, o Astana começa a crescer e é a vez do Sporting se mostrar mais sereno. Ao minuto 53, Twumasi senta André Pinto e atira forte, mas muito torto.

Três minutos depois, eis que surge uma reviravolta ainda maior no Cazaquistão. O clube de Alvalade faz o terceiro golo. O lance começa em William, que lateraliza para Acuña. Este vê a desmarcação de Bruno Fernandes na esquerda e mete-lhe a bola a jeito. De primeira, o médio cruza rasteiro ao segundo poste, onde Doumbia só tem que encostar. Golo fácil para o marfinense, que completa o seu 8º golo esta época.

O panorama parecia sombrio para o Sporting, mas em apenas oito minutos tudo mudou em Astana. A equipa da casa e os adeptos, entraram de repente num pesadelo.

O Astana fica reduzido a 10 jogadores, com a acumulação de cartão amarelo de Logvinenko. E ao minuto 63, Bryan Ruiz falha o 4-1 de cabeça. A bola, cruzada da esquerda, saiu a rasar um dos postes da baliza de Eric.

Em superioridade numérica e com dois golos de vantagem, o Sporting tinha a vitória nesta partida praticamente assegurada.

De realçar que Battaglia não falhou um passe, fez 35 , todos certos. Quanto a Bruno Fernandes, com o golo e a assistência de hoje, passa a somar 11 tentos e 14 passes para golo.

Aos 87 minutos, jogava-se a meio-campo, com as duas equipas absolutamente confirmadas quanto ao resultado.

De realçar que houve uma primeira parte cinzenta para o Sporting, que esteve mesmo perder em Astana, mas , a equipa de Jorge Jesus fez reviravolta no marcador, e apontou três golos na segunda metade do jogo.E de destacar também que é a primeira vez que os leões vencem fora nesta fase da competição, e que também é a primeira vez que conseguem fazer uma reviravolta também na competição.

No próximo dia 22 de fevereiro, joga-se a 2ª mão dos 16 avos de final em Alvalade, pelas 18:00h, com vantagem para a equipa de Alvalade.


FONTE: DABANCADA.COM