FC Porto 5-0 Rio Ave: Simples! (CRÓNICA)

O FC Porto venceu este fim de tarde o Rio Ave, por 5×0, e está de regresso ao primeiro lugar da liga. Com três dos golos marcados ainda no primeiro tempo, os dragões venceram sem grandes dificuldades um Rio Ave que entrou praticamente a perder na partida.

Se dúvidas havia acerca da capacidade de resposta dos dragões, após a goleada sofrida a meio da semana frente ao Liverpool, a equipa fez questão de deixar em campo a melhor resposta que podia: vencer! Casillas foi a grande novidade no onze azul e branco, rendendo José Sá, um dos principais alvos de críticas após a derrota da Liga dos Campeões, mas também Maxi voltou à titularidade, para o lugar do lesionado Ricardo. Quanto ao desbloquear do marcador, mais cedo era praticamente impossível.

Ao fim do primeiro minuto decorrido, Sérgio Oliveira, um dos jogadores em ascensão e em maior destaque na equipa, fez o golo, com um remate rasteiro à entrada da área.
Num lance que passou pelos pés de Yacine Brahimi e Alex Telles, Tiquinho Soares assistiu Sérgio Oliveira e o médio, com um remate forte e colocado, bateu Cássio Anjos e inaugurou o marcador no Dragão.

Sem desacelerar o ritmo, o FC Porto foi conseguindo manter o Rio Ave longe da baliza de Casillas e criar situações de perigo na área adversária. À passagem do quarto de hora Brahimi podia ter ampliado a vantagem, na cobrança de um livre, mas valeu aos vilacondenses a intervenção de Cássio, que sacudiu a bola e a levou a embater na trave. Três minutos depois nova oportunidade, desta vez por Herrera, que vê um defesa adversário tirar a bola em cima da linha de golo.

O 2X0 acabou por chegar por Tiquinho Soares. O brasileiro está em boa forma a aproveitar a ausência de Aboubakar e protagonizou um cabeceamento irrepreensível a dar seguimento ao canto cobrado por Alex Telles.

O Rio Ave foi conseguindo ter posse de bola, mas continuava sem conseguir incomodar o guarda redes espanhol. O FC Porto aproveitava para saídas rápidas e, aos 34 minutos, fez o terceiro da partida. O trabalho é de Marega no lado esquerdo do ataque que, após efectuar o cruzamento, vê a bola ressaltar em Marcelo, apanhar Cássio desprevenido e entrar mesmo na baliza.

A melhor ocasião para o Rio Ave chegou já em cima do intervalo, após trabalho de Yuri Ribeiro, com Alex Telles a aparecer para manter a baliza azul e branca a zero.

Com a partida controlada e o resultado a oferecer tranquilidade, o FC Porto entrou para o segundo tempo sem o pé a fundo no acelerador. Casillas foi chamado a intervir ainda antes dos 50 minutos, na sequência do livre de João Novais e depois no cruzamento que se seguiu à jogada. Ainda assim, o perigo não foi iminente. Aliás, apesar do jogo mais aberto e do Rio Ave com bola, foram sempre os dragões a estar mais próximos de ampliar do que de sofrer.

E o quarto acabou mesmo por chegar, pelo melhor marcador da formação às ordens de Sérgio Conceição. Marega respondeu novamente ao canto de Alex Telles e, de cabeça, desviou ao primeiro poste para o 4×0.

Antes do 90 ainda houve tempo para o quinto golo e para um novo bis na partida, desta vez de Soares. O lance foi submetido à análise do vídeo-árbitro mas acabou mesmo por ser validado.

Depois dos cinco golos sem resposta sofridos frente ao Liverpool, o FC Porto não fez por menos e aplicou chapa cinco ao Rio Ave. A equipa deu em campo a resposta que se impunha, indo de encontro às palavras de alguns dos jogadores e treinador no final do jogo da Liga dos Campeões, que garantiram que a derrota não iria abalar as convicções, que se mantêm intactas, para a conquista do campeonato.


FONTE: DABANCADA.COM