Penta Nas Mãos Do Sporting

O SL Benfica tem continuado o caminho de vitórias. Semana após semana tem conseguido vencer os jogos dentro do tempo regulamentar e sem golos em fora-de-jogo ou precedidos de falta. No entanto, é o clube que, segundo os rivais, mais tem sido benefeciado pelas arbitragens. De facto, vale tudo para que o SL Benfica não seja pentacampeão. Mesmo sabendo disto continuamos a trilhar o nosso caminho, até ao fim.

Não se ignora, contudo, que a situação podia ser mais favorável. Cinco pontos de desvantagem em relação ao primeiro classificado com menos de um terço do campeonato para se jogar, não é um cenário positivo. No entanto, uma vez que apenas está a lutar pelo campeonato, o SL Benfica tem de ir percorrendo um caminho de aproveitamento a 100% para esperar um eventual deslize dos rivais. Só assim poderá continuar a sonhar. O aumento da desvantagem pontual para o 1º classificado, neste momento, pode implicar que o penta não venha a acontecer.

No clássico deste fim de semana, pelo menos um dos rivais diretos do SL Benfica perderá pontos. Antevê-se como mais provável que seja o Sporting CP, já que se apresenta muito desfalcado no Dragão e tem jogado francamente mal nas últimas semanas, vencendo muitos dos jogos já para lá do último suspiro. Já o FC Porto tem tido um percurso quase imaculado neste campeonato e não tem acusado nem pressão nem cansaço. É com esta equipa que o SL Benfica se tem de preocupar mais nesta altura, pelo que uma vitória do Sporting CP, ou um empate, se antevêm como os melhores resultados possíveis para o clássico.

Obviamente que só aproveitaremos um eventual deslize de FC Porto e/ou Sporting CP se vencermos o CD Marítimo no próximo sábado. Convém relembrar que os madeirenses foram uma das equipas com as quais o SL Benfica perdeu pontos na primeira volta. Acrescenta-se ainda que os comandados por Daniel Ramos conseguiram, na última jornada, voltar às vitórias frente a um Vitória de Guimarães, também em crise de resultados, pelo que se apresentarão certamente motivados no Estádio da Luz.

Mesmo que tenha dominado todos os últimos encontros que disputou, o SL Benfica tem demorado algum tempo a reagir ao jogo, em certas partidas, o que tem causado alguns sustos (como os golos madrugadores do Rio Ave e do Paços de Ferreira). Uma equipa que se quer líder do campeonato não pode ser tão permissiva defensivamente no primeiros minutos dos jogos, não se pode admitir que os adversários sejam eficazes.

Este constitui o principal aspeto a melhorar, porque, de resto, o SL Benfica tem sabido ultrapassar as lesões de jogadores que eram tidos como determinantes. As jornadas vão sendo cada vez menos e a pressão aumenta a cada semana. Entrámos no tempo em que não podemos ceder pontos. Faltam 10 finais.


FONTE: DABANCADA.COM