Aboubakar Ou Jonas: Quem Leva A Melhor?

Vincent Aboubakar, 25 anos, internacional camaronês, é avançado e atualmente defende o FC Porto. Vicent Aboubakar chegou ao FC Porto em 2014, proveniente do Lorient, mas só esta época está a conseguir afirmar-se por completo, sob a alçada de Sérgio Conceição.

No início da temporada 2015/16, da Liga Portuguesa, Vincent Aboubakar agarrou a titularidade, que pertencia a Jackson Martínez na época anterior. No primeiro jogo marcou dois golos, na vitória por 3-0 frente ao Vitória de Guimarães. No entanto, Aboubakar não fez uma boa época, pois em todas as competições em que o FC Porto participou, o internacional camaronês apontou apenas 5 golos.

A má exibição de Vicent Aboubakar foi o principal motivo que levou os azuis e brancos a cedê-lo como empréstimo ao Besiktas na época de 2016/2017. Já no clube de Istambul, Aboubakar mostrou-se diferente, e apontou 24 golos. Após uma boa época no Besiktas, em junho do ano corrente, o FC Porto apostou no regresso do avançado para a época de 2017/2018.

Após as exibições de Aboubakar, o clube dos azuis e brancos comprou os restantes 60% do passe do avançado (7,2 milhões de euros). Com a totalidade do passe de Aboubakar, o FC Porto já renovou com o avançado até 2021. Em 19 jogos oficiais, o número 9 dos azuis e brancos conta já com 15 golos, o que equivale ao seu melhor arranque de época. Atualmente tem um valor de mercado de 13 milhões de euros. O avançado possuiu ainda uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Jonas, 33 anos, é o maior “artilheiro” brasileiro da história do SL Benfica, clube que defende desde 2014.

Estreou-se pelo clube português no dia 5 de outubro de 2014, na vitória de 4-0 sobre o Arouca, marcando o 4º golo da partida. Marcou o segundo golo mais rápido da história da Liga dos Campeões UEFA com apenas 10.96 segundos de jogo.

Após um início brilhante de águia ao peito, assumiu rapidamente a artilharia da equipa e liderou o Benfica na conquista do campeonato português na temporada 2014-2015. Na época seguinte, repetiu o feito, tornando-se também o melhor marcador da competição, com 32 golos, sendo o primeiro jogador da década a superar a marca dos 30 golos da Liga Portuguesa. Nesta temporada, Jonas chegou a liderar as estatísticas como maior goleador da Europa, mas acabou ultrapassado.

Finalizou a segunda temporada nas Águias com 35 golos marcados em apenas 48 partidas. Atualmente, Jonas tem contrato com os encarnados até junho de 2019, embora o SL Benfica ainda não detenha o total do passe do jogador (tem 90%). O avançado tem um valor de mercado de 7 milhões de euros (abaixo do seu VDM mais alto, em 2012, com 12 milhões de euros) e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

Em relação à presente época 2017/2018, Jonas está a rubricar um campeonato excecional. O avançado do Benfica já leva 15 golos em apenas 12 jornadas, um registo tremendo que se explica também pela sua regularidade: marca há dez rondas consecutivas. O brasileiro lidera, com naturalidade, a tabela de melhores marcadores da Liga NOS e não fosse um “pormenor” estaria numa acesa disputa pela Bota de Ouro Europeia.

Os futebolistas que atuam em Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França veem os seus golos serem multiplicados por dois, aumentando as suas probabilidades de conquista do galardão; Já os futebolistas de clubes oriundos de países situados entre a 6.ª e a 21.ª posição têm os seus tentos multiplicados por 1,5.
É o caso de Portugal, o que significa que a tarefa de Jonas nesta disputa é, deveras, complicada. O Pistolas já marcou mais vezes que Messi, Falcão, Lewandowski ou Dybala mas surge depois de todos, precisamente devido ao ranking da Liga NOS.



Depois de percebermos melhor o percurso dos avançados, Vicent Aboubakar e Jonas quem levará a melhor? Vamos a números.



Vicent Aboubakar

Liga NOS: 12 jogos- 9 golos (983 minutos jogados)

Champions League: 4 jogos- 3 golos

Taça de Portugal: 2 jogos- 3 golos

Taça da Liga: 1 jogo- (sem golos)

Um total de 19 jogos- 15 golos

Jonas:

Liga NOS: 12 jogos- 15 golos (1019 minutos)

Champions League: 5 jogos- (sem golos)

Taça de Portugal: 1 jogo (sem golos)

Taça da Liga: 1 jogo- (sem golos)

Supertaça: 1 jogo- 1 golo

Um total de 20 jogos – 16 golos

Afinal quem leva a melhor?

Se fizermos um balanço geral, é claramente visível a hegemonia de Jonas em relação a Vicent Aboubakar. Em termos coletivos, Jonas com o clube encarnado já venceu 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças da Liga, 1 Taça de Portugal, e 1 Supertaça. Em relação a prémios individuais, Jonas conta com uma Bola de Prata (primeira liga), que venceu em 2016, e foi o futebolista do ano da Primeira Liga por 2 vezes consecutivas (2014-2015, 2015-2016). Um total de 101 golos(já com os desta época) de Jonas pelo clube das águias contra apenas 20 golos de Aboubakar pelos dragões desde 2014. Os números são claros, e mesmo que somássemos os golos do número nove dos azuis e brancos no Besiktas quando foi emprestado, continuaria 101 golos contra 44 golos.

Na presente época 2017/2018, ambos os avançados estão a ter um arranque de temporada excecional. Vicent Aboubakar em apenas 12 jogos oficiais, aponta 9 golos para a Liga. Enquanto, Jonas em 12 jogos, aponta 15 golos. Se falarmos em relação à Champions League, Aboubakar leva a melhor, pois em 4 jogos aponta 3 golos, contra 5 jogos de Jonas sem assinalar o marcador.

A apenas 2 dias do clássico entre o FC Porto e o SL Benfica, os dois avançados medem forças e são os principais impulsionadores de uma possível vitória de um dos lados. O clube encarnado se vencer no dragão, fica com os mesmos pontos que o 1º classificado (FC Porto). No entanto, se o Sporting vencer o Belenenses, rouba o primeiro lugar ao FC Porto que vê-se obrigado a ganhar o clássico para não perder o 1º lugar.

É de imaginar o pulsar mais acelerado e o sangue a ferver nas veias de Aboubakar e de Jonas. Aboubakar aponta 2 golos contra o Benfica: um ao serviço do FC Porto (2015/2016) e outro pelo Besiktas na temporada passada.

No Dragão, Jonas reencontra um adversário a quem apenas marcou uma vez, na última temporada no Estádio da Luz, ao converter uma grande penalidade aos sete minutos, num jogo que terminaria igualado 1-1.

Os ‘dragões’, tal como o Sporting, a quem nunca marcou, não são dos adversários mais penalizados por Jonas, que terá, imperativamente, que marcar se quiser manter-se com hipóteses de superar o registo de golos em jornadas, pertença do portista Fernando Gomes, com 14 jogos a marcar em 1984/84. Já Aboubakar, depois de uma seca de golos, também se vê obrigado a marcar já que não marca desde o jogo com o Belenenses a 4 de novembro.

Fonte: Dabancada.com