Rui Vitória E Jorge Jesus – Quem Leva A Melhor?

Já na reta final da primeira volta do campeonato, é tempo para o derby de Lisboa. Frente a frente, dentro de campo, SL Benfica e Sporting. Para lá das quatro linhas, Rui Vitória e Jorge Jesus vão tentar provar que a sua equipa é a mais eficaz e competente. Em jogo, a corrida para o título que ninguém quer deixar fugir.

Águias e leões estão separados na tabela por apenas três pontos e a corrida pela conquista do título não podia estar mais acesa. Na frente, FC Porto e Sporting com 39 pontos, logo atrás o SL Benfica, com 36. Embora não sendo um jogo de decisões, é sem dúvida um jogo de emoções e, quanto aos clássicos, todos os querem vencer. À partida para o jogo, e olhando para o percurso das duas equipas, são os encarnados que têm estado mais irregulares no campeonato e muito aquém do esperado nas restantes competições: antes do fim do ano, foram eliminados da Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça da Liga. Ainda assim, Rui Vitória mantém a confiança na equipa. O mesmo não se passa com os adeptos, que esperam reforços (ou regressos de emprestados), neste mercado e começam a demonstrar impaciência para com treinador, equipa e resultados! Na condição de visitante, o Sporting desloca-se ao terreno do vizinho da 2ª circular numa posição mais confortável. A passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões não se concretizou mas a prestação da equipa foi digna de registo, com exibições bastante positivas frente a FC Barcelona e Juventus. Pela frente, a Liga Europa. A nível interno, continua a luta em todas as frentes. Jorge Jesus tem sido firme nas suas opções e capaz de levar o plantel a praticar um futebol eficaz.

Fora de campo, o duelo de treinadores é mais um aperitivo até ao apito inicial. Com uma relação conturbada desde a chegada de ambos aos clubes que agora representam, a troca de argumentos entre os dois tem sido frequente. Até ao momento, foram seis os confrontos entre os dois enquanto líderes de SL Benfica e Sporting e a vantagem pende, ainda que ligeiramente, para Jorge Jesus. Os três primeiros jogos, ainda em 2015, deram ao técnico dos leões uma larga margem de três vitórias contra zero mas, no derradeiro confronto dessa temporada, Rui Vitória foi a Alvalade vencer e, com esses três pontos, lançou-se para mais um título encarnado. Entretanto, já na época 2016/17, o SL Benfica voltou a vencer na primeira volta, empatando depois a uma bola na segunda metade da prova. Até agora, em seis confrontos, três são vitórias de Jorge Jesus, dois vão para Rui Vitória e regista-se apenas um empate.

Quanto ao historial de ambos, o ano de 2010/11 marcou a chegada de Rui Vitória ao principal escalão do futebol nacional e ditou os primeiros confrontos entre os dois. Na altura, o atual técnico encarnado tinha 40 anos e liderava os destinos do Paços de Ferreira. Pela frente encontrou um Jorge Jesus no SL Benfica, com o principal confronto entre os dois a chegar na final da Taça da Liga, vencida pelo clube da Luz. E, se Rui Vitória chegou à primeira liga com 40 anos, Jorge Jesus não o conseguiu muito mais velho. Corria o ano de 1998 quando o treinador, com 44 anos na altura, rumou à Amadora para orientar o Estrela da Amadora e, a partir daí, não mais sair do principal campeonato português.

Desta vez, e para este jogo em particular, os dois treinadores foram cautelosos nos jogos de palavras, focando-se mais na partida e na polémica dos últimos dias: emails e viciação de resultados. A troca de argumentos entre os dois ficou assim adiada para amanhã, às 21:30h e vai ser visível em campo, durante os 90 minutos e, quem sabe, depois do apito final.


FONTE: DABANCADA.COM