Jefferson fez penálti sobre Marega? Bruno Fernandes devia ter sido expulso? Marega merecia amarelo? O que dizem os especialistas

Hugo Miguel, o árbitro da partida, não interferiu com o decorrer do clássico, foi diplomático e contido nas acções disciplinares, apontam os especialistas em arbitragem dos desportivos nacionais este domingo.

De um clássico brotou um jogo sensaborão, monótono e aborrecido, um empate a zeros. Nem o FC Porto nem o Sporting brilharam particularmente no sábado à tarde.

Hugo Miguel, o árbitro da partida, não interferiu com o decorrer do jogo, foi diplomático e contido nas acções disciplinares, apontam os especialistas em arbitragem dos desportivos nacionais este domingo. “À exceção de duas falhas disciplinares, Hugo Miguel cumpriu num jogo tipicamente difícil”, escreve Duarte Gomes na “Bola”.

Minuto 22. Jefferson fez penálti sobre Marega?
Segundo os especialistas em arbitragem, não houve motivo para o juiz da partida marcar penálti. “Não há falta. Marega e o defesa colocaram o braço para ganhar posição. Aqui terminaram os problemas nas áreas”, escreve José Leirós no “Jogo”.

“Há um disputa de bola e ambos os jogadores se agarram. Esteve bem o árbitro ao deixar prosseguir o jogo”, aponta também Fortunato Azevedo.

Minuto 46. Bruno Fernandes deveria ter visto o segundo amarelo pela falta sobre Herrera?
“Em cima do intervalo, Bruno Fernandes carregou Herrera, que saía para contra-ataque. Não houve tentativa em jogar a bola, apenas impedir a progressão do médio mexicano. O árbitro hesitou (Herrera deu alguns passos e só depois caiu, decidindo não exibir o (segundo) amarelo. Nas imagens que vimos, ficou a ideia que a infração justificava (segunda) advertência. Importa relembrar que o VAR (Tiago Martins) nada podia fazer”, aponta Duarte Gomes.

Também para os três especialistas em arbitragem do “Jogo” a intenção de Bruno Fernandes foi explícita. O jogador dos leões devia ter sido expulso. “Bruno Fernandes só teve um propósito: evitar a progressão de Herrera. Comportamento antidesportivo, ofensivo dos princípios do jogo e merecedor de cartão amarelo, que seria o segundo”, escreve Jorge Coroado.

Minuto 89. Foi bem mostrado o cartão amarelo a Marega pela falta sobre Jefferson?
Enquanto José Leirós diz que o árbitro cometeu “um erro disciplinar”, pois “Marega abre as pernas e, ao posicionar o pé, calcou o adversário”, Fortunato Azevedo defende que a cartolina amarela foi bem mostrada, dado que o jogador do FC Porto foi “negligente”.


FONTE: TribunaExpresso