Sporting 1-0 Vitória SC: Luz Verde Na Frente Da Tabela (CRÓNICA)

O Sporting venceu esta noite o Vitória SC por uma bola a zero e assumiu, ainda que à condição, a liderança da primeira liga. Os leões tiveram que esperar pelos últimos minutos da partida para verem Mathieu fazer o golo e desbloquear o nulo na partida.

Depois do empate de ontem do FC Porto em Moreira de Cónegos, em Alvalade a noite era de assalto à liderança. Pela frente, um Vitória de Guimarães a fazer uma época com um nível mais baixo do que o habitual, ocupando o 9º lugar da tabela, com 26 pontos. Ainda assim, foram mesmo os vimaranenses os primeiros a criar algum perigo junto da baliza adversária, à passagem do quarto de hora de jogo, primeiro com Raphinha a atirar de pé esquerdo por cima e depois com João Aurélio a rematar forte para uma intervenção com os punhos de Rui Patrício. Aos 21 minutos foi a vez de Coates ser chamado a intervir na sua zona defensiva, protagonizando um corte importante que anulou um cruzamento perigoso de Raphinha. Três minutos depois foi a vez de Bas Dost surgir na área adversária, mas o remate não saiu bem ao holandês e, sem dificuldade, Douglas defendeu.

Embora sem oportunidades claras de golo, foram os vimaranenses que mais vezes surgiram a rondar a zona de Patrício. À passagem da meia hora, Tallo trabalhou bem na esquerda e serviu Sturgeon, que falhou o remate e, aos 36 minutos, Raphina rematou por cima da barra.

Sem conseguir chegar com perigo à sua zona de finalização durante o primeiro tempo, o Sporting regressou do intervalo com uma contrariedade na frente. Bas Dost, que abandonou o terreno com algumas queixas, voltou para a segunda parte mas teve mesmo que sair logo aos 47 minutos. Para o seu lugar entrou Doumbia, que logo aos 53 minutos foi chamado a intervir após passe de William Carvalho mas, embora ainda se tenha esticado, não conseguiu empurrar para a baliza. Pouco antes dos 60 nova oportunidade para o avançado dos leões, que obrigou Douglas a aplicar-se e a fazer uma mancha para evitar o golo.

Recém entrado na partida, Bruno César teve nos pés a melhor ocasião da partida até ao momento, à passagem dos 74 minutos, obrigando Douglas a uma grande intervenção para manter o nulo no resultado. Claramente dominante na segunda parte, o Sporting beneficiou de possa de bola e de oportunidades no ataque, deixando o Vitória de Guimarães fechado no seu meio campo, praticamente sem incomodar Rui Patrício, um Vitória que mesmo quando podia sair em contra ataque, optava por não imprimir velocidade no jogo. Aos 84 minutos foi a vez de Acuña testar Douglas, com um remate inesperado de fora da área, mas foi mesmo Mathieu que desbloqueou o jogo no minuto seguinte, com um remate de primeira com o pé esquerdo.

Os leões garantiram assim a conquista dos três pontos, que valeram a subida à liderança da liga, ainda que à condição. Já o Vitória de Guimarães voltou a não conseguir pontuar e deu mais um passo atrás no principal objectivo da época: terminar nas primeiras cinco posições da classificação.


FONTE: DABANCADA.COM