II Liga: as contas que podem dar campeão e descidas

Do primeiro lugar à fuga da despromoção, a 34.ª e última jornada da II Liga pode trazer contas mais concretas quanto ao que ainda está por decidir. Se já são certas as promoções de Paços de Ferreira e Famalicão, a luta entre ambos pelo título de campeão está em aberto, com vantagem para os castores.

Mais abaixo, há quatro equipas à procura de selar a permanência. Só Vitória de Guimarães B e Sp. Braga B estão despromovidos.

Este é o panorama atual e a 34.ª ronda está aí, com pontapé de saída às 11h00 de sábado e capítulos finais a partir das 15h00 de domingo. O Maisfutebol leva-o aos cenários do que pode acontecer no fim-de-semana.

Vitória dá título ao Paços, mas há outras possibilidades

O Paços de Ferreira, líder, soma 71 pontos. O Famalicão, segundo, tem 69, mas vantagem no confronto direto com os pacenses, pelos golos fora: venceu 2-1 na Capital do Móvel, apesar da derrota de 1-0 no Municipal 22 de junho.

Contas feitas, o título vai para Paços caso este vença o Cova da Piedade na Mata Real (domingo, 15h). Porém, os castores até podem festejar o feito com outro resultado: se empatar, precisa que o Famalicão não ganhe em casa do Estoril (domingo, 15h00); se perder, só há campeão se os famalicenses também perderem.

Os horários da última jornada da II Liga

As contas da descida para Arouca, UD Oliveirense, Mafra, Farense e Varzim

Leixões, Cova da Piedade e Académico de Viseu já garantiram a permanência. O fantasma da descida paira ainda sobre Mafra, UD Oliveirense, Arouca, Farense e Varzim.

As contas não são assim tão difíceis de fazer. O Varzim, primeira equipa em zona de descida, precisa de bater a Académica, em casa (domingo às 15h00), para garantir a permanência. Tudo porque Arouca e UD Oliveirense medem forças entre si e, como tal, apenas uma pode chegar aos 43 pontos. Caso haja vitória do Varzim e empate em Aveiro, ambas somam 41 pontos. Neste cenário, o Arouca sairia prejudicado, visto que tem desvantagem no confronto direto com o Varzim.

Se o conjunto de César Peixoto perder ou empatar frente aos estudantes desce automaticamente ao Campeonato de Portugal.

O Mafra não está livre de descer ao Campeonato de Portugal. O conjunto lisboeta joga na Covilhã (15h00, domingo) e em caso de derrota pode acabar despromovido s

e o Varzim triunfar e UD Oliveirense e Arouca pontuarem.

O Mafra tem desvantagem no confronto direto com UD Oliveirense e Arouca, mas vence no duelo particular com o Varzim. Por isso, u

ma vitória na Serra vale a permanência e o empate também, mesmo que haja vitória do Varzim.
Por último, o Farense precisa apenas de um ponto na partida frente ao Académico de Viseu para se salvar. A derrota e uma conjugação de resultados improvável atira o conjunto de Álvaro Magalhães para o Campeonato de Portugal.

Se Arouca e UD Oliveirense somaram um ponto cada e se Mafra e Varzim vencerem, um desaire caseiro deixa o Farense no antepenúltimo lugar, posição que dá descida de divisão. Por outro lado, os algarvios podem perder e garantir a manutenção se o Varzim não vencer.

Sporting de Braga B e Vitória de Guimarães B já estão matematicamente despromovidos.


FONTE: MaisFutebol