Top 7 Avançados em Portugal 2018/2019

Os goleadores, aquela posição mais valiosa do futebol atual, aqueles que colocam a bola dentro da baliza e dão vitórias, quem foram os melhores atacantes da temporada em Portugal?


7º- Tomané- Tondela

Nesta temporada, Tomané rubricou a melhor da sua carreira, na sua segunda temporada a representar o Tondela, o ponta de lança que já passou por Vit. Guimarães, Duisburg, Panetolikos e Arouca, fez as redes abanarem por 14 vezes em 36 jogos e ajudou o clube a manter-se na principal divisão do futebol português.

Para termos a noção da excelente época do jogador, basta ver que desde 2010 época em que se estreia no futebol sénior, até à época que chega ao Tondela marca 24 golos, sendo que em duas épocas ao serviço dos Beirões marcou 23 golos, 9 na temporada passada e 14 nesta.

Além dos golos, o avançado realizou 6 assistências, tendo participação direta em 45% dos golos do Tondela na Liga.

A excelente época preconizada pelo avançado, levou a pedidos dos adeptos tondelenses para que o jogador fosse convocado para a seleção, algo que Tomané já admitiu ser um sonho, contudo, para já essa chamada ainda não se veio a verificar.

Como seria de prever, uma temporada destas implica quase sempre um salto, primeiro falou-se que o jogador estaria a caminho do SC Braga, coisa que o próprio desmentiu no final da temporada, soube-se nos últimos dias que Tomané irá representar um dos maiores clubes sérvios, o Estrela Vermelha.


6º- Bas Dost- Sporting

Admitimos que esta opção possa ser considerada algo controversa, pois é comum dizer-se e ouvir-se que Dost fez uma má temporada, mas por aqui não concordamos, vamos a factos, realmente o gigante holandês realizou a pior das três temporadas que jogou em Portugal, contudo nas passadas duas temporadas os números de Bas Dost foram avassaladores com 36 golos na primeira e 34 na segunda, esta época, foram apenas bons, mas que são suficientes para o jogador constar no nosso Top 7.

Vejamos, o jogador do Sporting, este ano mal realizou a pré época, devido aos incidentes na Academia de Alcochete no final da temporada passada e voltou a Alvalade num clima pouco favorável.

Numa temporada que se disputa durante 9 meses, o jogador teve lesionado em 4 deles, ou seja só jogou durante 5 meses, onde mesmo assim realizou 35 jogos e 23 golos, o último dos quais a desempatar a final da Taça de Portugal, que mais tarde tornaria a ser empatada e resolvida a partir da marca das grandes penalidades.

O jogador termina a temporada com duas taças no currículo, 23 golos e 1 assistência, estando envolvido em 22% dos golos marcados pelos leões no campeonato, por vezes criticado, não se pode negar a preponderância do "Holandês Voador" no ataque dos verdes e brancos.


5º- Tiquinho Soares

Uma boa temporada do ponta de lança brasileiro do FC Porto, aproveitando a lesão grave no início da época de Vincent Aboubakar para tomar conta da posição dianteira dos Dragões.

O possante avançado alcançou mesmo o seu registo mais goleador de sempre, com 22 golos na temporada.

Esteve envolvido em 24% dos golos dos portistas na temporada e graças a tão positiva temporada é já fortemente apontado a uma transferência para um clube chinês que pode rondar os 20 milhões aos cofres dos azuis e brancos, existem ainda alguns rumores que o Flamengo de Jorge Jesus possa estar atento a uma possível transferência, contudo o clube brasileiro não está disposto a pagar tanto pelo artilheiro.


4º Moussa Marega- FC Porto

O avançado franco-maliano do FC Porto pode não ter feito uma época tão impressionante como a anterior, mas esta foi poucos furos abaixos.

Marega é peça imprescindível na ideia de jogo que Conceição tem para o seu FC Porto, um jogador monstruoso fisicamente, com elevados patamares de intensidade e muito forte no ataque à profundidade, podemos dizer que o aparecimento do atual treinador foi uma mudança na vida de Marega que passou de mal amado no clube para um dos jogadores preferidos da massa associativa e que mais coloca a cabeça em água aos defensores contrários.

Esta temporada foram 47 jogos e 21 golos somados, sendo que destacou-se na Liga dos Campeões ao ser o terceiro melhor marcador com 6 golos em igualdade com jogadores como Dusan Tadic, Cristiano Ronaldo e Kun Aguero, apenas atrás de Lewandowski e de Leo Messi que fizeram 8 e 12 golos respectivamente.

A excelente temporada de Marega, mereceu a chamada por parte do selecionador maliano, para disputar a Taça das Nações Africanas, juntamente com um companheiro de futebol português Abdoulay Diaby do Sporting.

Uma transferência para o futebol inglês seria o sonho do jogador, e é algo que não parece estar posto de lado, já que clubes como o Wolverhampton, o Watford e o West Ham parecem ter grande interesse no jogador, que deverá sair por um verba compreendida entre os 25 e os 30 milhões.


3º- Dyego Sousa- SC Braga

A cumprir a sua 7ª temporada consecutiva de futebol português (9ª no geral da carreira) o ponta de lança que também já passou por Nacional, Leixões, Tondela e Marítimo atingiu os números mais elevados da sua carreira no que diz respeito a golos marcados.

Foram 41 jogos e 20 golos, superando o seu registo máximo de 12 golos, obtidos na temporada passada e na de 2015/16 no Marítimo.

As boas exibições do avançado não passaram despercebidas a Fernando Santos que aproveitou o facto do jogador já se ter naturalizado português para acrescentar um homem de área à nossa seleção. Em resultado disso, Dyego estreou-se em Março no Estádio da Luz num empate a 0 frente à Ucrânia, jogaria ainda o jogo seguinte frente à Sérvia, desta vez a titular também num empate, com 1 golo de cada lado.

O jogador foi ainda chamado para disputar a Liga das Nações, acabou por não jogar nenhum dos dois jogos, mas saiu com o título no seu palmarés.

Tem sido apontado fortemente à saída no SC Braga, primeiro para o Benfica, depois para o FC Porto, mas essas hipóteses já estão postas de parte, eis que surge o mercado chinês que não parece agradar a Dyego, que dá preferência ao lado desportivo e não pretende sair da esfera da seleção, na Premier League também existem clubes atentos, e acreditamos que uma saída poderá acontecer para esse mercado, Salvador já apontou que pretende 15 milhões pelo luso-brasileiro.


2º- Haris Seferovic- Benfica

Pedimos a todos um exercício recuemos até ao início da temporada que terminou em passado Maio, Seferovic, era um ponta de lança que tinha entrado muito bem na época de 2017/18, marcando logo alguns golos, mas depois teve várias exibições pouco convincentes que fizeram com que o jogador caísse das escolhas de Rui Vitória.

Chegaram então Castillo e Facundo Ferreyrapara se juntarem a Jonas e fazerem o trio de ataque, o plano era vender o avançado suíço, mas devido à falta de mercado acabou por ficar.

Com Jonas e Castillo lesionados, Ferreyra com exibições medíocres Seferovic começa a voltar a ganhar o seu espaço, roubando a titularidade ao avançado argentino ainda numa fase inicial da época. Contudo, a verdade é que a até Bruno Lage assumir o comando da equipa principal encarnada Seferovic apenas havia somado 7 golos, um número "simpático" se considerarmos que estávamos a meio da temporada e o registo máximo de golos do avançado numa época em toda a sua carreira era de 10, em 2012/13 ao serviço do Novara da Segunda Liga Italiana, onde foi colega de Bruno Fernandes.

Com um futebol mais ofensivo e assertivo dos benfiquistas, Seferovic começou a faturar em catadupa e acabou por no final se sagrar o melhor marcador do nosso Campeonato com 23 golos, 27 no total das competições.

Pelo meio, ajudou ainda a sua seleção a marcar presença na Final Four da Liga das Nações ao marcar um hat-trick frente à Bélgica.

Uma época de registo, e que os encarnados esperam que tenha continuidade no decorrer do próximo ano, onde irá enfrentar a concorrência do espanhol Raúl De Tomás que foi ontem anunciado como reforço.


1º- João Félix- Benfica

O jovem que até ia começar a temporada com a segunda equipa do Benfica, acabou por beneficiar de lesões de Jonas e Castillo, para ter uma oportunidade nos comandados de Rui Vitória, estreou-se na segunda jornada em Agosto frente ao Boavista, entrando a 2 minutos do fim para substituir Cervi. Passados 3 dias, estreia-se nas provas europeias entrando para disputar os 11 minutos finais frente ao Paok no empate a 1 no Estádio da Luz.

É na terceira jornada do nosso campeonato frente ao grande rival Sporting que volta a ter uns escassos minutos no final do jogo, desta feita à procura do empate, o treinador lança-o a 20 minutos do fim, e eis que ao 86 minutos surge nas costas de Ristovski a cabecear para o empate das águias levando à loucura o Estádio da Luz, Félix apresentava-se ao mundo do futebol como um jogador talhado para os grandes momentos.

Até à saída de Rui Vitória, em Janeiro, Félix disputa 11 jogos em todas as competições repartidos por 251 minutos, o que na prática nem 3 jogos completos perfaz, muitas vezes atuando até como extremo esquerdo, ainda assim realiza mais 2 golos.

Com Bruno Lage, tudo muda para a jovem promessa encarnada, o treinador, que já o conhecia coloca-o a jogar como segundo avançado, e o "puto" começa a render de imediato ao bisar na estreia de Lage na vitória por 4-2 do Benfica frente ao Rio Ave em jogo que até tiveram a perder por 2-0.

O resto, já sabemos, o jovem foi marcando muitos e bons golos, com nota de destaque para uma grande exibição em Alvalade onde volta a marcar um golo, para o golo que empata o jogo no Dragão e para o primeiro hat-trick da sua carreira frente ao Eintracht de Frankfurt em jogo a contar para a Liga Europa.

Ao todo foram 43 jogos, 20 golos e 7 assistências que se traduzem num envolvimento em 21% dos golos encarnados no Campeonato.

As capas e as notícias não paravam, o jogador tornou-se a nova coqueluche do Benfica e a grande promessa do futebol nacional, em Março é convocado por Fernando Santos para a Seleção mas não chega a jogar, estando mesmo ausente do banco no jogo contra a seleção da Sérvia, por lesão.

Eis que é chamado para a Liga das Nações, após a conquista do Campeonato Nacional, e disputa o jogo da meia final a titular frente à Suíça, no jogo da final não sai do banco, mas para o seu currículo ficam desde já duas enormes conquistas numa curta carreira.

Com todo o alarido à volta do jogador, vários clubes internacionais estavam atentos ao jogador, e foi o Atlético de Madrid, num negócio intermediado por Jorge Mendes que contrata o jogador por 120 Milhões de Euros (mais 6 milhões em juros), tornando-o num dos Top 5 mais caros de sempre.

A temporada que se avizinha não será fácil para o jovem prodígio terá em cima o peso da transferência, ter de substituir Antoine Griezmann, tendo ainda por cima herdado a camisola 7 do craque francês, veremos como se sai Félix nesta aventura por Espanha, como mencionámos não será fácil, mas talento o português tem de sobra, uma ascensão meteórica em apenas 6 meses.


FONTE: AdeptosDeBancada