Sá Pinto: «Slovan? Não estamos a falar de uma equipa qualquer»

O Sp. Braga recebe o Slovan Bratislava na quinta-feira, em partida referente à segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, e Ricardo Sá Pinto elogiou a equipa adversária, admitindo que esta pode criar dificuldades aos minhotos.

«Não estamos a falar de uma equipa qualquer, mas sim de uma boa equipa, atual campeão da Eslováquia. Têm jogadores experientes, internacionais com qualidade. É uma equipa que tem um estilo de jogo que estudamos, difícil de parar. Dão iniciativa aos adversários para ter posse e poder construir, e jogam no erro do adversário. São muito fortes em contra-ataque e têm jogadores muito rápidos. Estamos à espera de uma equipa cínica à espera do seu momento para poder surpreender», perspetivou o técnico bracarense, que está perto de um marco histórico com os nortenhos: já lá vão cinco vitórias consecutivas nas competições europeias nesta época.

«Mais do que responsabilidade, [o marco histórico] é um estímulo. É uma motivação extra. Gostávamos de ficar na história do Sp. Braga e conseguir algo inédito. Não é isso que nos move, todos os jogos são importantes independentemente da competição. Sem dúvida que temos uma boa oportunidade que queremos aproveitar, sem estar obcecados com isso. Importante é fazer um bom jogo e um bom resultado: os três pontos», acrescentou.

Ricardo Sá Pinto não acredita que tenha de mudar o plano de jogo dos bracarenses para a receção ao Slovan, mas ressalva que os jogos têm vários momentos e considera mesmo «chave» uma concentração total dos jogadores: «Durante os 90 minutos acontecem muitas coisas quando há adversários do mesmo nível. Há muitos momentos. Importante é estarmos muito concentrados, acho que vai ser a chave. Não nos desequilibrarmos e alimentar esperanças a este adversário que vai estar à espera para desequilibrar e fazer um golo.»

O Sp. Braga tem tido uma época com mais sobressaltos a nível interno, com apenas oito pontos e duas vitórias em sete jogos. O timoneiro de 46 anos desvalorizou os resultados e acredita que a equipa não tem alcançado o que merece: «Acho que em termos de rendimento temos sido superiores aos nossos adversários, só não o fomos num jogo. Não temos os pontos que queríamos na Liga, mas que merecíamos. Merecíamos estar pelo quarto lugar por esta altura. Em termos de rendimento só quero que mantenhamos a qualidade de jogo que temos apresentado. São competições e adversários diferentes, nesta competição temos cinco vitórias desde que iniciamos a caminhada», argumentou.

O técnico minhoto afirma que quer ver «um jogo completo» da sua equipa no Estádio Municipal de Braga, «não só no processo ofensivo, como defensivo». Para isso, acredita que «a concentração é muito importante», já que nas competições europeias a equipa não pode «recuperar os pontos perdidos como no campeonato». O técnico enfatizou que é necessário ser «rigoroso» para ambicionar a qualificação às fases a eliminar da Liga Europa.

Já Paulinho, avançado que leva cinco golos esta temporada, reiterou que é necessária uma maior eficácia à frente da baliza adversária, assim como o compromisso ao coletivo: «A estratégia é coletiva e nós, avançados, quando não temos bola temos que ter compromissos defensivos e ajudar nesse processo. Temos de ser eficazes numa prova como esta. Se marcar primeiro é bom, e se conseguirmos marcar em todas as nossas oportunidades seria muito bom.»

Depois da vitória em Wolverhampton, o Braga disputa a liderança do grupo K na receção ao Slovan Bratislava, também com 3 pontos depois do triunfo caseiro frente ao Besiktas, numa partida que está agendada para as 17h55 de quinta-feira.


FONTE: MaisFutebol