Uma fortaleza chamada Prijovic e um aviso para Fejsa: cuidado com Pelkas

Depois de eliminar o Fenerbahçe na 3ª eliminatória (2-1 no total), o SL Benfica tem agora pela frente o PAOK, que depois de deixar pelo caminho o Basileia na 2ª eliminatória (5-1 no total) e o Spartak de Moscovo na 3ª eliminatória (3-2 no total), tenta agora alcançar pela primeira vez na sua história a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Comandados pelo romeno Razvan Lucescu, que na primeira época ao serviço do clube grego ficou em 2º lugar no campeonato e conquistou a Taça da Grécia frente ao campeão AEK (2-0 com golos de Vieirinha e Pelkas), o PAOK tem demonstrado ser uma equipa organizada coletivamente.

Com base no sistema de jogo 4x2x3x1, o PAOK procura construir de forma apoiada desde zonas mais recuadas, mas quando pressionados sentem dificuldades, tanto por culpa do posicionamento que por vezes adotam (ver imagem seguinte) como pela falta de qualidade individual que a dupla de centrais apresenta neste momento do jogo. Como alternativa, recorrem a um futebol mais direto para Prijovic, que é muito forte a ganhar a primeira bola pelo ar.

Quando um dos médios do duplo pivot recua para construir numa zona mais recuada, preferencialmente sobre o corredor lateral, aí sim o lateral desse lado projeta-se mais ofensivamente e com isso ganha condições para receber a bola já nas costas da primeira linha de pressão adversária.

No meio campo adversário, o PAOK procura muito construir pelos corredores laterais, com os extremos e os laterais a combinarem de modo a garantir condições para servir Prijovic. O médio do duplo pivot mais perto da zona da bola tem quase sempre um posicionamento de cobertura, enquanto o médio ofensivo se aproxima para ser uma opção de passe interior.

Em organização defensiva, o PAOK apresenta-se em 4x4x2 quando se posiciona num bloco mais alto, com o médio ofensivo e juntar-se ao avançado na primeira linha de pressão. Nem sempre pressionam de forma compacta, principalmente quando a bola está no corredor central, permitindo por vezes muito espaço entre a primeira linha e a linha média.

Quando defendem num bloco mais baixo organizam-se em 4x4x1x1, com as duas linhas de quatro próximas e o médio ofensivo mais recuado que o ponta de lança. O médio do duplo pivot do lado da bola bascula muito para o corredor lateral de modo a criar superioridade numérica na zona da bola, enquanto o outro médio protege o espaço à frente dos centrais.

No que diz respeito ao SL Benfica, a equipa de Rui Vitória deverá apresentar-se no habitual 4x3x3 que utilizou em todos os jogos oficiais já disputados esta época. A jogar em casa e sendo a equipa com mais qualidade individual e coletivamente mais forte, o SL Benfica terá certamente o maior domínio do jogo e será a equipa a passar mais tempo no meio campo defensivo adversário.

À imagem do que aconteceu no jogo contra o Boavista no sábado passado, que o SL Benfica venceu por 2-0, terá de ser um SL Benfica muito bem preparado para travar as saídas rápidas do PAOK para o ataque (Fejsa será fundamental para encostar em Pelkas e não o deixar receber com espaço para iniciar a transição), uma vez que ganhar sem sofrer golos será meio caminho andado para garantir a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Caso o SL Benfica chegue à vantagem terá de gerir melhor o jogo com bola do que fez por exemplo no jogo da 2ª mão contra o Fenerbahçe, uma vez que mesmo ocupando bem o espaço em termos defensivos, corre o risco de passar por problemas se der muitas oportunidades ao PAOK de servir Prijovic, mesmo que seja através de um futebol mais direto.

Apesar de o SL Benfica ser individualmente mais forte, o PAOK também conta no seu plantel com vários jogadores que podem fazer a diferença.

Vieirinha (32 anos)
O internacional português e capitão do PAOK é dos jogadores mais experientes do plantel. Nos dois jogos oficiais que disputou esta época (Basileia em casa e Spartak fora) atuou como lateral esquerdo. À qualidade técnica com que executa junta a intenção de progredir em campo de forma apoiada. É também muito importante nas bolas paradas ofensivas. Na época passada, a primeira após o regresso ao PAOK (já tinha feito quatro épocas ao serviço do clube grego antes de rumar ao Wolfsburg) fez 29 jogos e marcou 2 golos.

Léo Matos (32 anos)
O experiente lateral brasileiro vai para a sua terceira época como jogador do PAOK e apesar da idade ainda demonstra muita disponibilidade física para apoiar o ataque - e fá-lo sempre com qualidade. Defensivamente destaca-se pela agressividade nos duelos defensivos. Na época passada fez 35 jogos e marcou 5 golos.

Dimitrios Pelkas (24 anos)
O criativo grego que passou pelo Vitória Futebol Clube (Setúbal) há três épocas é um dos principais destaques do PAOK em termos ofensivos. Na posição de número 10, o internacional grego destaca-se pela qualidade técnica e criatividade que demonstra no corredor central, sendo também um médio ofensivo com bastante qualidade na finalização. Na época passada fez 12 golos em 36 jogos.

Amr Warda (24 anos)
Depois do empréstimo ao Atromitos, onde apontou 11 golos nos 28 jogos disputados, o extremo egípcio regressou ao PAOK, onde poderá continuar a demonstrar todo o seu potencial. Destaca-se pela qualidade técnica no 1x1 e pela criatividade que oferece no momento ofensivo, sendo também um extremo com qualidade na finalização.

Dimitrios Limnios (20 anos)
Com apenas 20 anos, Limnios já é internacional grego e é dos jogadores com maior margem de evolução no plantel do PAOK. Pode jogar como extremo esquerdo ou direito e destaca-se pela velocidade e qualidade técnica com que desequilibra ofensivamente, principalmente no 1x1. Na época passada, apesar da sua juventude, realizou 31 jogos, tendo marcado 1 golo.

Aleksandar Prijovic (28 anos)
O internacional sérvio, que esteve presente no Mundial da Rússia, é uma autêntica dor de cabeça para as defesas adversárias. Muito forte fisicamente, Prijovic é também muito agressivo e competente em zonas de finalização, demonstrando muita qualidade a finalizar, tanto pelo chão como pelo ar. Em 63 jogos ao serviço do PAOK conta já com 40 golos, 27 dos quais marcados na época passada


FONTE: TribunaExpresso