Simona Halep, a volátil: primeira número um do mundo a perder à primeira ronda do US Open

Ser líder do ranking, provavelmente, mais justo e equilibrado e eficiente do desporto é motivo para as expetativas a si associadas, cada vez que pratica essa modalidade, em competição, sejam elevadas. É natural que assim seja e por isso dos melhores se espera o melhor e, dos menos bons, não se esperam as mesmas coisas.

Da mesma forma, portanto, que é improvável ver a tenista número um do mundo perder na primeira ronda de qualquer torneio, era inesperado que Simona Halep, essa líder, fosse derrotada na ronda inaugural do US Open, o último torneio do Grand Slam da temporada.

O que, de facto, aconteceu à romena, que assim se tornou na primeira líder do ranking mundial feminino a perder, à primeira, no major norte-americano. Halep foi batida por Kaia Kanepi, estoniana que é a atual 44ª melhor tenista do mundo, em dois sets, por 6-2 e 6-4.

E ao início da quinzena de ténis nos courts rápidos de Flushing Meadows, em Nova Iorque, o vislumbre da atual rainha dos pontos do ténis feminino a despedir-se, cabisbaixo, meio apressada, com um breve aceno ao público que muito terá antecipado vê-la a mostrar o que tem de melhor - e não o pior.

Pois a consistente e constante Simona Halep, não particularmente genial em um aspeto do jogo, mas reincidente na luta e no muito bem que faz várias coisas, tem um registo particular em Grand Slams que dá outra característica à romena:

É volátil.

A romena já competiu em 34 torneios deste tipo, entre o Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e este US Open. Contando todas essas participações, aconteceu que Halep perdeu à primeira ronda por 12 vezes. Escrito de outra forma, um terço das vezes em que jogou nos melhores e mais prestigiados torneios do ténis, Simona foi eliminada na primeira vez que entrou em campo.

Antes, aliás, apenas cinco tenistas que chegaram ao US Open como líderes da classificação mundial tinha perdido antes das meias-finais. Inteirando-se, talvez, das estatísticas, ou pelo simples facto de nunca, sequer, ter aparentado conseguir ser superior a Kaia Kanepi, a romena chegou a quase partir uma raquete, batendo-a algumas vezes contra o chão.

Regressando ao início, e estatisticamente falando, portanto, o desempenho de Simona Halep nesta primeira ronda de mais um Grand Slam não seria assim tão imprevisível. Como recordou Christopher Clarey, jornalista do New York Times que se dedica ao ténis, eis o registo da romena nos últimos oito majors onde esteve: 1ª ronda, final, quartos-de-final, 1ª ronda, final, 3ª ronda e 1ª ronda.


FONTE: TribunaExpresso