Ronaldinho apoia Bolsonaro. O Barcelona está preocupado

Ronaldinho é fácil de definir: sorriso, elástico e alegria. Ou passes sem olhar, mindinho e polegar a espreguiçar e um Santiago Bernabéu a admirar. Ronaldinho sempre rimou com bola e esta obedeceu-lhe como a poucos, por isso ficou na história do Futbol Club Barcelona. Bastaram-lhe cinco anos para se transformar num dos imortais da Catalunha.

Agora, o ex-número 10 culé acompanha as estrelas de tempos idos em eventos internacionais e é embaixador dos blaugrana, depois de assinar um contrato de dez anos. A alegria de sempre está ameaçada: Ronaldinho anunciou que apoia Jair Bolsonaro nas presidenciais brasileiras e a direção do Barça está preocupada, conta o Sport.

Segundo o diário catalão, o clube prevê diminuir as participações do ex-futebolista em eventos que representa o FC Barcelona. Depois da notícia, as perguntas choveram sobre o porta-voz do Barça, Josep Vives, que esboçou um posicionamento institucional. “É um caso que nos preocupa desde o ponto de vista da imagem do Barça”, pode ler-se no El Mundo. “Vamos observar com atenção toda a evolução deste caso e tomaremos decisões convenientes. Não há nenhuma decisão tomada a este respeito.”

Os jornalistas insistiram. Vives deu troco: “Falar de Ronaldinho nesta casa significa falar de sorriso, espetáculo e boas sensações. Isso forma parte da história do Barça. Dito isto, não partilhamos, de todo, dos planos de um dos candidatos à presidência do Brasil. Não podemos apoiá-lo. Defendemos valores democráticos que não coincidem com o seu discurso e não partilhamos das suas ideias. Mas respeitamos a liberdade de pensamento e expressão”, ressalvou.

Numa publicação no Instagram, no dia 7 de outubro, Ronaldinho publicou uma fotografia de costas, com a camisola da seleção brasileira, com o número 17 (o número eleitoral do candidato da extrema-direita). “Por um Brasil melhor, desejo paz, segurança e alguém que nos devolva a alegria. Eu escolhi viver no Brasil, e quero um Brasil melhor para todos!!!”, escreveu. O post tem mais de dois milhões de likes.

Ronaldinho não é único nesta situação, já que Rivaldo, o canhoto que encantou Camp Nou (1997-2002), também se encontra na mesma situação. Rivaldo apoia Bolsonaro e terá, se a lógica se confirmar, menos peso nas participações das lendas do Barcelona em eventos desportivos no estrangeiro.

A segunda volta das presidenciais brasileiras estão agendadas para 28 de outubro, colocando frente a frente Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. A última sondagem deu 59% para o candidato do PSL e 41% para o candidato do PT, o substituto de Lula da Silva.


FONTE: TribunaExpresso