Nike assina primeiro contrato profissional com atleta com paralisia cerebral

Ao terminar uma meia maratona, Justin Gallegos foi surpreendido pelo diretor da Nike, John Douglas, que lhe entregou pessoalmente um contrato com a marca.

“Para quem cresceu com uma deficiência, a ideia de vir a ser um atleta profissional era, como já disse antes, comparável a escalar o Everest”, afirmou.

Justin Gallegos completou a prova no dia 6 de outubro, dia em que se assinalava o Dia Mundial da Conscienciliazação sobre Paralisia Cerebral, em 2h03m49s.

A conquista do jovem foi registada e publicada no seu Instagram, onde deu força a outros atletas.

“É definitivamente possível, mas as probabilidades não estão de todo a teu favor. O trabalho árduo recompensa", rematou.

A inspiração para a linha "FlyEase" da Nike
Esta não foi a primeira vez que o caminho de Justin Gallegos se cruzou com o da Nike. O jovem de 20 anos já tinha estado a trabalhar com a marca desportiva na criação de uns ténis adaptados à sua corrida.

"No começo, eu pensei que eles só me iam dar alguns ténis para experimentar, mas transformou-se em algo mais. Eles queriam-me no projeto, ouvir a minha voz e as minhas opiniões, descobrir o ponto de vista de uma pessoa com deficiência real para construir uns ténis melhores para mim", contou numa entrevista à CNN.

Gallegos coloca mais pressão na frente dos pés, o que faz com que o calçado se desgaste a um ritmo mais rápido. Então, a equipa da Nike concentrou-se em reforçar essa área para permitir mais amortecimento e durabilidade, além de ajudar na estabilidade. Foi assim que nasceu a coleção da Nike FlyEase.

"Significa muito saber que eu tenho uma palavra e uma voz ao representar uma linha de ténis que, potencialmente, milhares e milhares de pessoas com deficiência vão colocar nos pés.", declarou na altura.


FONTE: SicNoticias